Os problemas mais comuns quando a geladeira não gela a parte de baixo estão apresentados logo a seguir. Continue a leitura..
O primeiro passo para saber porque a geladeira não gela embaixo é identificar o modelo dela.
Sua geladeira é comum de 1 porta? 2 portas?
Ou é aquela Frost Free (aquela que não precisa descongelar)?
A explicação é simples: Os modelos tem componentes e peças diferentes.
Por exemplo:
O ajuste de temperatura da geladeira comum é através de um termostato, girando-se manualmente um botão de temperatura (mínimo-médio-máximo), possuem módulo eletrônico para controle de funcionamento do compressor, mas não tem descongelamento automático.
Já controle de temperatura do modelo frost free, é feito através de um módulo eletrônico que liga e desliga o compressor conforme a necessidade, possuem Resistência de gelo. Micro Ventilador e Fusível térmico
Possíveis defeitos:
Pouco gás causado por vazamento;
Filtro Parcialmente Sujo;
Tubo capilar Parcialmente entupido;
Compressor com defeito nas válvulas internas;
Condensadora muito suja;
Furo na tubulação.
Falta de gás / Filtro Secador Entupido
O que pode acontecer é a falta parcial de gás, ou o filtro secador ficar entupido, esse filtro localiza-se logo na saída da condensadora, ele fica parcialmente entupido (sujeira), deixando passar apenas uma parte do gás, gerando uma paralisação da placa fria dentro da geladeira.
Faz-se necessário mexer no sistema lacrado da tubulação e compressor, para procurar o furo e repara-lo ou limpar a tubulação e trocar o filtro caso seja defeito de entupimento no mesmo.
Tubo Capilar Parcialmente Entupido
Outro problema que pode acontecer, é o tubo capilar obstruir parcialmente de sujeira, dificultando a passagem do gás (fluído refrigerante) e consequentemente causando problema na refrigeração.
Compressor(motor) com deficiência nas válvulas.
Um defeito difícil de acontecer, mas não impossível, é a válvula interna do compressor empenada ou quebrada, com isso o motor tem dificuldade de comprimir ou aspirar o gás da geladeira.
Mais conhecido como motor fraco.
Condensadora Suja
Condensadora á a parte de trás da geladeira.
Sabe, aquela onde algumas pessoas penduram roupas ou tênis para secar, então ela mesma.
Caso condensadora estiver tomada de sujeira, o gás que passa por dentro dela, não vai conseguir trocar de calor com o ambiente externo e haverá deficiência na refrigeração.
Furo na tubulação
Deixamos esse para o final, não menos importante, mas beeeem mais trabalhoso.
Pode ser uma má notícia para você, quando a #geladeiranãogelaapartedebaixo sendo ela uma geladeira comum de 2 portas, o problema quase (enfatizando o quase) sempre é falta de gás, ocasionado por um furo, trincado ou oxidação do tubo que percorre o gás da geladeira.
O gás escapa aos poucos e o primeiro sintoma é deixar de gelar a placa fria que tem na parte de baixo da geladeira, gelado somente a parte de cima, ou seja, o Freezer.
Mas com o tempo o Freezer deixará de congelar, pois o gás vai sair totalmente da geladeira não sendo capaz de gelar mais nada.
Ufa! Quantas opções.
Para finalizar é válido dizer que para solucionar os possíveis defeitos mencionados acima é necessário a presença de um técnico, pois caso o problema seja problema de pouco gás, filtro, capilar ou compressor, é necessário conhecimento técnico especializado e ferramentas apropriadas para conserto.
A Planalto Refrigeração resolve esse problema com rapidez e qualidade.
Lembrando sempre que o ORÇAMENTO É GRÁTIS em Brasília e entorno.
Fonte: Curso de refrigeração